Saber qual é a hora certa de vender uma empresa é uma dúvida que provavelmente já pairou a cabeça de qualquer empresário. Afinal, até quando permanecer à frente dos negócios?
Quando os resultados são bons, essa definitivamente não é uma preocupação que tenha prioridade tanto para empresa quanto para o empresário, mas nos períodos de dificuldade (principalmente dificuldade financeira) o assunto sempre volta à tona. É comum o conceito de que a empresa deve ser vendida justamente no momento que essa questão não é prioridade – como um jogador de futebol que decide terminar a carreira quando está no auge. Mas, com certeza, essa não é uma decisão óbvia nem fácil de ser tomada.
Os motivos para vender um negócio podem ser vários. O empresário pode simplesmente não querer mais atuar no ramo, a empresa pode não ter um (bom) plano de sucessão e a empresa pode estar enfrentando problemas financeiros. Outro motivo comum é que para continuar crescendo o negócio precisa de um aporte de capital. É comum que a decisão de vender parte ou de vender 100% da empresa seja adiada. Isso ocorre, geralmente, porque o empresário não sabe como conduzir o processo e também não sabe quanto ela vale ou se é a hora certa de vender.
Qual a hora certa de considerar a admissão de um investidor, vender parte ou totalidade de minha empresa?
Oportunidades aparecem a todo momento, por exemplo, a compra de uma matéria-prima em condições especiais; a venda especial de um lote de produtos para determinado cliente; contratação de um executivo; investimentos, entre outros. O mesmo acontece em relação à admissão de um sócio, ou venda de seu negócio.
E como saber se é mesmo a hora certa? Isso é difícil de dizer, já que cabe ao empreendedor ficar atento às oportunidades e tomar a decisão correta para a sua empresa. Diversos fatores precisam ser levados em consideração: compatibilidade com um novo sócio, prestação de contas, processos internos da empresa, profissionalização da administração, e, claro, a preparação para a saída do negócio que criou (esse fator também é psicológico!). A combinação do momento e interesses da empresa com os do empreendedor e com o de um investidor é de extrema importância. Sendo que este investidor pode trazer recursos para o crescimento da operação da empresa.
Essa é a característica mais importante a ser analisada neste momento: se a empresa dispõe dos recursos para aproveitar o momento e crescer e se o interesse do empreendedor é recuperar o investimento “colocando dinheiro no bolso” – esse não é o momento para pensar nisso!
Tão importante quanto compreender o momento para uma transação envolvendo o capital de uma empresa, é se preparar (você e a própria empresa) para a transação.
Sinais que pode ser uma hora boa de vender um negócio
Crescimento acentuado com boas margens
Quando avaliamos uma empresa, calculamos quanto ela gerará de caixa nos próximos anos e, para isso, temos que prever quanto ela irá faturar. Se a empresa conseguiu ter um crescimento acentuado nos últimos anos é muito mais fácil de argumentar que o crescimento continuará a ocorrer. Dessa forma, o preço de venda da empresa tende a aumentar. A lógica é a seguinte:
Se a empresa continuar crescendo, o faturamento será maior > Se o faturamento for maior, sobrará mais dinheiro em caixa > Sobrando mais dinheiro em caixa, o preço de venda da empresa sobe.
Claro que essa lógica só é válida se a empresa efetivamente está conseguindo gerar caixa. Caso o negócio esteja crescendo mas esteja deficitário, provavelmente não será o melhor momento para vender.
Contrato relevante
Por mais que você não tenha experienciado um crescimento relevante com boas margens nos últimos anos, se você fechou recentemente um contrato relevante que pode alavancar o seu negócio, isso pode justificar uma argumentação de crescimento acentuado para os próximos anos. Se você conseguir comprovar numericamente que é um contrato lucrativo, esse pode ser um momento interessante para se encontrar um novo sócio ou para vender o negócio pois provavelmente você conseguirá justificar um bom preço de venda.
Players estratégicos interessados no seu setor/região
Se você tem acesso a um mercado difícil de entrar ou se você tem um produto difícil de replicar, fique atento ao movimento de concorrentes e de grandes empresas que atuam no seu setor. É frequente que empresas maiores tomem decisões estratégicas de entrar em determinados mercado e, quando isso acontece, a maneira mais comum de entrar é a partir da aquisição de um negócio já estabelecido. Costuma ser muito mais rápido e mais rentável do que desenvolver tudo do zero.
Entendo que estes são os melhores momentos para se vender uma empresa, provavelmente é quando você conseguirá “o melhor múltiplo” (jargão do mercado para “o melhor preço”). No entanto, existem diversas outras situações que podem fazer uma venda interessante, como por exemplo:
- Despesas financeiras muito altas: Nesses casos vende-se uma participação da empresa em troca da quitação das dívidas.
- Oportunidade de melhoria operacional: Se o seu concorrente tem margens melhores, pode ser interessante uma fusão para difusão das melhores práticas e tecnologias
- Dinheiro para crescer: Você tem um produto inovador mas precisa de dinheiro para crescer (geralmente para investir em capacidade de produção e marketing)
- Para outros fatos motivadores de fusões e aquisições, clique aqui. Pode ser interessante dar uma olhada!
Se você é uma consultoria de M&A, como consegue encontrar este perfil de empresa com facilidade?
Você provavelmente irá precisar de uma ferramenta especializada. Klooks é a melhor ferramenta de inteligência de mercado para realizar este tipo de pesquisa. Geralmente quando o escritório que consegue integrar a plataforma Klooks no seu dia-a-dia, sua eficiência melhora exponencialmente. Se quiser saber mais, é só clicar aqui e se cadastrar para um teste!