Mandatos de venda (sell side): como prospectar em M&A usando a Klooks

1 de outubro de 2022 | Casos de Uso

Boutiques de M&A e assessorias financeiras precisam constantemente identificar empresas com potencial de serem vendidas, seja porque possuem um mandato de compra, seja para prospectar novos mandatos de venda. Nossa ferramenta deixa esse trabalho muito mais fácil.

Encontrar empresas com potencial de serem vendidas é algo que pode ser feito de diversas maneiras. Nós vamos elencar aqui as maneiras que entendemos ser as mais comuns.

Encontrar oportunidades de mandatos de venda em setores aquecidos em M&A

Uma corrente de boutiques de M&A dedica seu esforço em setores que vem recebendo muito capital para expansão e que estão aquecidos em termos de M&A. Então aqui nós vamos ter dois trabalhos: (a) identificar o setor e; (b) identificar empresas interessantes

Identificando setores aquecidos

Para identificação de setores aquecidos nós recomendamos a utilização de nossa ferramenta de monitoramento de operações de M&A. Esta solução, além de listar todas as operações de M&A que foram divulgadas na mídia e entregar múltiplos financeiros comparativos, ainda entrega os CNAEs onde mais operações foram realizadas nos últimos tempos:

Neste caso acima fica bem claro que o setor mais aquecido dos últimos tempos (considerando a data que este post foi escrito) vem sendo o de hospitais e em segundo lugar empresas de TI.

Identificando empresas boas do middle market em setores aquecidos

A maioria das empresas/fundos compradores não se interessam pelo risco de negócios estressados, então o ideal é combinar filtros setoriais (CNAE), filtrando os setores aquecidos, com filtros financeiros como por exemplo Margem EBITDA maior que 15% e Margem de Lucro maior que 5%. Para concentrar no middle market pode ser interessante adicionar limitações de tamanho (ex receita líquida máxima de 800 milhões), assim você previne de virem muitas empresas gigantescas nos primeiros resultados.

Encontrar boas empresas de forma agnóstica ao setor

Uma outra corrente comum de boutiques de M&A é a que acredita que desde que a empresa “seja boa”, tanto faz o setor. Essa corrente acredita que “setores aquecidos” tendem a ter muita concorrência e acertar a direção estratégica antes do aquecimento acontecer é muito difícil. Dessa forma, este grupo se concentra em ter bons ativos na carteira que, por mais que eventualmente os deals demorem, uma hora eles chegam.

Identificando empresas boas sem se preocupar com o setor

A lógica acompanha a de setores aquecidos, só que sem filtros de CNAEs específicos. Combine parâmetros de Margem EBITDA e Margem de Lucro com limitações de receita líquida que você terá um bom resultado. Algo que ajuda é analisar empresas em blocos grandes e semelhantes (ex.: indústrias) e ordenar pelo valor do EBITDA (absoluto e não margem). Abaixo vamos colocar o link de algumas pesquisas úteis para os clientes Klooks (lembrando que para enxergar o resultado completo você tem que estar logado antes de clicar):
Indústrias do middle market com bons fundamentos financeiros ordenadas por valor de EBITDA
Empresas de transporte (marítimo e terrestre) do middle market com bons fundamentos financeiros ordenados por valor de EBITDA
Empresas de tecnologia do middle market ordenadas por taxa de crescimento

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