Para analisar carteira de investimentos dentro de nossa base utilizando balanços patrimoniais, separamos as empresas em três tipos (conforme o nível de informações que conseguimos coletar delas):
- Empresas que vamos ter somente o capital social como métrica
- Empresas que vamos além do capital social, os balanços completos com informações como Caixa, Aplicações Financeiras e Receitas Financeiras
- Empresas que, além dos balanços, publicam notas explicativas ou outros detalhamentos mostrando onde o dinheiro está investido
No segundo e terceiro tipos conseguimos fazer uma análise mais aprofundada da carteira de investimentos e conseguimos chegar a conclusões muito ricas sobre a alocação de capital e performance de carteira de investimentos (sem nem conhecer as pessoas)!
Análise das aplicações financeiras e cálculo do rendimento da carteira de investimentos
No balanço patrimonial, na parte do Ativo Circulante, uma das primeiras linhas é o Caixa (também chamado de “Disponibilidades”, “Caixa e Equivalentes”, “Aplicações Financeiras” e/ou “Títulos e Valores Mobiliários”). Abaixo exemplo do balanço de uma empresa:

Note que a empresa tem 43,2 milhões em “Caixa e Equivalentes de Caixa”. Essa conta sempre está disponível no balanço e no sistema da Klooks você consegue inclusive filtrar empresas acima de determinado nível de caixa.
Agora, como eu descubro como está a rentabilidade da carteira de investimentos da empresa? No DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) tem uma conta chamada “Receitas Financeiras” que geralmente é o lucro que a empresa obtém através de seus investimentos e variações cambiais. No caso da empresa em questão vemos que ela teve Receitas Financeiras em 2022 de R$ 4,99 milhões:

Agora que temos o valor de receitas financeiras e o valor de caixa e equivalentes de caixa fica fácil de calcular quanto a carteira de investimentos da empresa rendeu aproximadamente no ano em referência:
4.994 / 43.261 = 11,54% a.a.
Este dado pode ajudar em diversas análises, inclusive servir de referência em uma eventual prospecção (se você é um consultor financeiro consegue chegar no potencial cliente com uma sugestão de como aumentar o retorno ou diminuir o risco da carteira).
Como saber onde o dinheiro está alocado?
Algumas empresas deixam disponível também onde estão alocados os investimentos. Abaixo alguns exemplos:
Detalhamento da carteira de investimentos no próprio Ativo Circulante
Na empresa abaixo vemos que o detalhamento das Aplicações Financeiras estão no próprio Ativo Circulante. A empresa tem R$ 37 milhões alocados em um CDB do BTG Pactual, provavelmente administrado pela Kaza Capital, agente autônomo BTG.

Detalhamento da carteira de investimentos nas Notas Explicativas
Outras empresas não deixam diretamente no balanço mas sim nas notas explicativas. No exemplo abaixo a empresa informa no Balanço Patrimonial que tem 24 milhões em Caixa e Equivalentes de Caixa e 13,7 milhões em Aplicações Financeiras, mas informa que a Nota Explicativa de número 4 trará mais detalhes. Abaixo print do Ativo Circulante:

Abaixo print da Nota Explicativa de número 4:
