Com apoio da Klooks, servidores do BC criam base de dados inédita sobre empresas

21 de novembro de 2023 | Geral

Em uma recente matéria publicada pelo Valor Econômico, destaca-se a iniciativa de dois funcionários do Banco Central, que contou com o respaldo da base de dados da Klooks.

Foi desenvolvida uma base de dados inédita contendo informações contábeis e societárias de 42 mil empresas brasileiras, predominantemente não financeiras. Essas empresas representam aproximadamente 50% da carteira de crédito do sistema financeiro nacional. O propósito desse projeto é permitir que a autoridade monetária avalie de forma mais precisa o risco assumido pelos bancos.

Denominado “Alexandria”, o banco de dados foi disponibilizado em inglês e português. Segundo os criadores, ele equipara o Banco Central brasileiro aos bancos centrais europeus, que já possuem bases contábeis de empresas não financeiras há décadas. Do total de empresas incluídas, 35 mil são do setor não financeiro.

Ela acrescenta que a Receita Federal recebe anualmente 1,1 milhão de balanços, observando que as empresas incluídas na base do Banco Central têm um foco mais concentrado em médias e grandes empresas. Rodrigues destaca ainda que a inclusão de novas empresas na base de dados não é uma tendência, enfatizando o esforço do Banco Central em captar informações das empresas mais relevantes para reduzir a carga administrativa sobre elas.

O estudo que levou 3 anos para ser concluído revelou diferenças no endividamento das empresas por setor, destacando que o que é considerado normal para uma empresa de um segmento pode ser considerado alto para outra, especialmente devido ao ciclo de negócios. A pesquisa também comparou o endividamento entre empresas de outras economias, sugerindo semelhanças nos padrões setoriais, indicando que essa tendência não é exclusiva do Brasil. 

O artigo produzido que apresenta Alexandria e traz agradecimentos e outras menções à base Klooks, você pode ler na íntegra clicando aqui.

(Visited 164 times, 1 visits today)
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest