API da Central de Balanços

20 de janeiro de 2019 | Análise Setorial, Inteligência de Mercado, Prospecção comercial

Em Outubro de 2019 o governo lançou um portal para congregar todos os demonstrativos financeiros publicados em Diários Oficiais: a Central de Balanços. A Klooks está desenvolvendo uma API da Central de Balanços. Ela permitirá baixar os demonstrativos financeiros de forma automática, organizada e em volume.

Além de permitir o download, a Klooks trata os balanços em PDF e XBRL tabulando suas informações num padrão único. Você já recebe todos os dados em excel/csv/xml/json, prontas para serem utilizadas em pesquisas de mercado, análises de crédito, modelos estatísticos, entre outros.

Estas informações ficam disponíveis juntamente com os outros demonstrativos financeiros que a Klooks coleta na internet aberta. Esta última tem um universo bem maior que o da Central de Balanços.

Os benefícios da Central de Balanços

Ser uma empresa S/A sempre foi conhecido pelo alto custo devido às demandas de compliance e publicações. A tendência é que o custo reduza significativamente e tenhamos um “boom” de S/As, visto que é um tipo jurídico que protege muito mais os sócios.

Esta iniciativa do governo federal ajuda a democratizar esta informação, antes só disponível em bases de dados de inteligência de mercado especializadas. Assim, expõe as empresas para investidores e traz mais competitividade para o mercado brasileiro.

A API da Central de Balanços

Através da API da Central de Balanços da Klooks será possível ter toda a informação disponível e muito mais. Trazemos balanços de um volume bem maior de empresas do que aquelas que estão disponíveis no portal.

Lei da Central de Balanços

O portal foi criado a partir de um aditivo que altera a Lei das S/As. A portaria nº 529, de 26 de setembro de 2019 regulamenta o §4º do art. 289 da Lei nº 6.404/1976 (Lei das S/As). Altera a mesma pela Medida Provisória nº 892 de 2019. Agora as sociedades anônimas fechadas publicarão gratuitamente seus atos societários na Central de Balanços. Elas não precisarão adquirir espaço publicitário em Diários Oficiais e revistas de grande circulação.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest